Sinopse

2017

Capa Condenados.jpg

Tiago Palma estava convicto de que iria ser absolvido. Tanto que, no dia da leitura da sentença, levou um saco de ginástica para o tribunal, pois planeava ir treinar logo a seguir. Os planos saíram-lhe tragicamente furados: foi condenado a 18 anos de prisão porque teria integrado um grupo de skinheads que espancou um homem até à morte. Porém, escrutinando as provas, a verdade é que ele só foi condenado porque não conseguiu explicar qual o percurso que fez na noite do crime. Ou seja, por não conseguir provar que estava inocente.

 

Andreany Vaz também foi condenado por homicídio, juntamente com outros quatro rapazes. Duas testemunhas oculares disseram que disparara sobre a vítima. Contudo, os implicados frisaram que ele não participara no crime e nem sequer estivera no local; um deles assinou duas cartas-confissão e, numa entrevista televisiva, confessou a autoria do homicídio. Nada disso foi suficiente para garantir a sua absolvição, nem ao menos para que o caso fosse reaberto.

Em "Condenados - A Justiça Também Pode Errar" revela-se uma justiça que nem sempre prende e condena os verdadeiros culpados. Nalgumas situações há pistas que não foram devidamente exploradas e noutras decisões que nos deixam perplexos. Numa dezena de casos, que vão do roubo ao homicídio e ao abuso sexual, a autora Sofia Pinto Coelho, uma das jornalistas mais experientes e prestigiadas da televisão portuguesa, parte das vidas de gente que ela crê ter sido condenada sem provas seguras para uma reflexão dura, mas necessária, sobre o nosso aparelho judicial, que parece sempre resistir a assumir os seus erros.

2015

Capa O Meu Avo Luis.jpg

Sinopse

Todas as famílias têm segredos e nem sempre estão escondidos. Sobrevivem muitas vezes à vista de todos. Em O Meu Avô Luís, Sofia Pinto Coelho ousa aproximar-se do passado familiar. Quando descobriu os filmes antigos e as cartas do seu avô numa arrecadação, a neta Sofia confrontou-se com a história de Luís Pinto Coelho, professor catedrático de Direito, figura respeitadíssima do Estado Novo. Já casaco e com seis filhos, assume o cargo de embaixador em Madrid e aí apaixona-se pela fulgurante Kit, uma top-model norte-americana, livre de preconceitos. Mas o país tinha mão pesada para quem se atrevia a violar as regras sociais e "o avô Luís" pagará o preço pela ousadia. Para a neta ficou a interrogação: será que ficou a gostar deste seu avô salazarista?

Sinopse

2009

Capa Aventuras.JPG

As histórias que vai encontrar neste livro podem parecer insólitas, estranhas, até surreais, mas são verídicas. Da história da juíza que resolveu um problema de barulho despejando água para casa dos vizinhos, ao de um advogado que para obter cópia de um processo se viu obrigado a levar a fotocopiadora para tribunal. Do juiz excomungado por um pastor condenado por dívidas, ao caso do roubo do queijo fatiado no valor de 1 euro e 29 cêntimos que foi a julgamento e ocupou a justiça portuguesa durante dois anos, ou ainda do carpinteiro condenado por ter disparado uma pressão de ar contra o Lacindo, o gato da vizinha que se atrever a devorar o seu jantar.

 

A jornalista Sofia Pinto Coelho, especialista em temas de justiça e Direito, acompanhou a maioria dos casos aqui relatados e traça um retrato real, divertido, mas rigoroso da justiça portuguesa. Das condições de trabalho, ao estado das prisões, e à relação entre juízes e advogados ou entre procuradores e a polícia. É verdade que há histórias que parecem quase anedotas, mas há outras que tiveram um efeito trágico na vida dos seus protagonistas.

 

Por estas páginas passam pessoas que quando a justiça lhes bateu à porta perceberam que para além de cega, a justiça em Portugal pode tornar-se numa aventura absolutamente extraordinária.

2005

Capa Jornalistasetribunais.jpg

Sinopse

Um fotógrafo pode retratar Bárbara Guimarães a sair de casa com o filho ao colo? E um sem abrigo a dormir na rua? O sketch "Santana copos" é sátira ou difamação? O nome de um médico acusado de negligência deve ser divulgado? Sabia que o Tal&Qual tem de pagar 20 000 Euros a Catarina Furtado? E por que motivo Marcelo Rebelo de Sousa foi condenado por difamação? Nem sempre é fácil traçar as fronteiras do direito à imagem, à vida privada e ao bom-nome. Este livro reúne sentenças que permitem não só compreender a lei, mas verificar como ela actua concretamente. De Huberto Delgado aos Ballet Rose, das FP25 a Camarate, do Padre Frederico à Casa Pia recorre-se a casos reais para ilustrar os dilemas do jornalismo judiciário - identificação dos envolvidos, câmara oculta, segredo de justiça, sigilo profissional...

2000

Capa Recordações avós.jpg

Sinopse

Se há tantas histórias de que as crianças gostam, há uma que, se calhar, nunca ouviram. Trata-se da história da sua própria família, a começar pela dos avós. Começar a escrevê-la não é tão difícil como parece. Este álbum de recordações dá-lhe uma ajuda.